Uzbequistão e Tajiquistão - A Lendária Rota da Seda
03/05/2025
- 17/05/2025

Uzbequistão e Tajiquistão – A Lendária Rota da Seda

 03/05/2025 – 17/05/2025

 

ROTEIRO

 

03/05 – BRASIL – TASHKENT

Partida para Tashkent, capital do Uzbequistão. Noite a bordo.

05/05 – TASHKENT

Chegada a Tashkent TK 368 às 07h20

Café da manhã no hotel.

Descanso até à hora do almoço.

Saída do hotel.

Almoço num restaurante local.

Visita da parte antiga da cidade, Khasti Imom, incluindo Barak Kan Madrasa, Kafal Shohi Madrasa, Biblioteca, situada na mesma praça e importante por albergar o “Corão de Usman” original do século VII. Visita do maior mercado oriental da cidade – Chorsu.

Jantar livre.

06/05 – TASHKENT – KHIVA

Café da manhã no hotel.

Visita da parte moderna de Tashkent: Museu de Artes Aplicadas, Praça da Independência e Eternidade, esta praça é composta pelo Monumento da Independência e Humanitarismo inaugurado em 1991, o Memorial da Segunda Guerra Mundial que é a estátua em honra dos caídos na Segunda Guerra Mundial ou o Arco Ezgulik à entrada da Praça; fontes da cidade e monumentos modernos, Praça da Ópera e Ballet, Praça Amir Temur. Visita do metro de Tashkent.

Almoço num restaurante local

Transfer para o apt.

Voo para Urgench

Chegada a Urgench, transfer para a cidade histórica de Khiva (30 km).

Jantar livre.

07/05 – KHIVA.

Café da manhã no hotel.

Khiva é uma cidade-museu que impressiona pela sua calma. Situada no deserto, é considerada a pérola do Uzbequistão. As caravanas da Grande Rota da Seda passaram outrora por esta cidade. Khiva foi também a capital do canato com o mesmo nome. Segundo a lenda, Khiva cresceu à volta de um poço chamado Keivah, que foi cavado por Shem, o filho do justo Noé. Os arqueólogos afirmam que Khiva já existia no século VI a.C. e que se chamava, de facto, Kheyvak. O poço com o mesmo nome ainda se encontra no centro da cidade. Antes da conquista árabe, Khiva era uma cidade zoroastriana. Nos séculos IX a XI, Khiva transformou-se num centro religioso e científico, onde trabalharam, por exemplo, os cientistas Al-Khorezmi e Al-Beruni. Em 1220, Khiva foi destruída pelos soldados de Genghis Khan. No século XVI, tribos nómadas uzbeques chegaram a Khiva. Em 1598, Khiva foi proclamada capital do canato de Khiva e tornou-se um dos centros islâmicos. Visitaremos o coração fortificado de Khiva conhecido como Itchan Kala, Kalta Minor, Castelo Kunya Ark, Mohammed Rahim Khan Madrasa, Islom Khodja Minaret e Madrasa e Allakuli Khan Madrasa.

Almoço num restaurante local.

De tarde, visita ao complexo arquitetónico de Tash Hovli (harém do séc. XIX), ao Mausoléu de Pahlavan Mahmud (séc. XIV-XVIII), à Mesquita de Juma (séc. X) e ao Mausoléu de Said Allauddin.

Jantar livre.

08/05 – KHIVA – BUKHARA

Café da manhã no hotel.

Transfer para Bukhara (500 km).

Almoço em lunch box durante o trajeto.

Chegada a Bukhara. Bukhara é uma das cidades mais importantes do Uzbequistão e uma das grandes jóias do país asiático. Um bom sítio para começar a explorar Bukhara é o Mausoléu dos Samânidas (séculos IX-X). Situado num parque agradável, este mausoléu alberga o túmulo de Ismail Samani, fundador da dinastia Samanid, e de vários dos seus familiares. Não muito longe fica outro sítio a visitar em Bucara: a Mesquita de Bolo Haouz. Construída em 1712, esta mesquita tem uma particularidade que a torna diferente das restantes mesquitas da cidade: no seu pátio exterior existem 20 belas colunas de madeira esculpidas e ornamentadas com motivos coloridos. Apesar de serem 20 pilares a suportar o teto, a mesquita é conhecida como a mesquita dos “40 pilares”. O mistério é fácil de desvendar: os outros 20 encontram-se no reflexo do lago em frente à mesquita.

Jantar livre.

Descanso no hotel.

09/05 – BUKHARA

Café da manhã no hotel.

Continuamos a nossa viagem por Bukhara, uma cidade milagrosa que viu nascer Avicena, o grande pensador do século X, e é uma das mais belas cidades do Uzbequistão. Visitaremos o complexo Lyabi-Hauz, uma extensa praça que durante o khanate se tornou o centro comercial e religioso da cidade. Lyabi Hauz, construída nos séculos XVI e XVII, é o coração da cidade. No centro da praça encontra-se um grande lago, praticamente o único que resta dos muitos que se encontravam espalhados pela cidade antiga. Visitaremos a Madrasa Kukeldash, uma enorme escola corânica construída por volta de 1570 e que, segundo o que lemos, era na altura a maior madrasa da Ásia Central e a Madrasa Nodir Devon Begi construída em 1622 e que mais impressiona pela sua fachada principal, cuja decoração mostra dois pássaros a voar em direção ao sol segurando cordeiros nas garras.

Almoço num restaurante local com o prato típico PLOV, autêntica comida uzbeque.

De seguida, visitaremos a Fortaleza da Arca (séculos V a XIX), a estrutura mais antiga da cidade, que foi a residência dos emires de Bukhara. Para se sentir 100% parte da Rota da Seda, é preciso passear pelos bazares de Bukhara sob belos tectos abobadados. Este complexo de cúpulas do século XVI, conhecido como a Primeira, a Segunda e a Terceira Cúpulas, são abóbadas que encerram o

que foram unidas por um grande número de galerias para o comércio e oficinas de artesãos. Os artigos mais procurados são os chapéus de pelo de camelo, os tecidos bordados (muito bonitos), os tapetes feitos à mão, os pratos de cerâmica, os lenços de seda ou as bonecas típicas uzbeques. Visitaremos também: Mesquita Magoki Attory (séc. XII), Ulughbek Madrasa (séc. XV), Abdulaziz-Khan Madrasa (séc. XVII) e Mausoléu de Chasmai Ayub e Fonte Sagrada (séc. XIV).

Jantar livre.

Descanso no hotel.

10/05 – BUKHARA – SAMARKHANDA

Café da manhã no hotel.

Visita do túmulo da mãe Bahoudin Naksbandi (a 30 km da cidade), Mausoléu do Parque Chora (séc. X), residência de verão do Emir de Bukhara Sitora-Mokhi-Hossa (séc. XIX).

Almoço num restaurante local.

Partida em comboio rápido Afrosiab para Samarkand, cidade lendária, conhecida no passado como Maracanda.

À chegada, à tarde, visita do Mausoléu de Tamerlão, o grande conquistador da Ásia Central, onde repousam os seus restos mortais e cujo salão é um dos mais belos exemplos da arte timúrida. Gur-e-Amir, que significa “Túmulo do Rei”, indica que o conquistador, cujo epitáfio “Se eu me levantasse do meu túmulo, o mundo inteiro tremeria” está impregnado de lendas, está aí enterrado; no entanto, em 22 de junho de 1941, no mesmo dia em que o arqueólogo Mikhail Gerasimov exumou o seu cadáver, Hitler invadiu a Rússia.

Jantar livre.

Descanso no hotel

11/05 – Samarkand

Café da manhã no hotel.

Continuamos a nossa viagem por Samarkand, sem dúvida uma das cidades mais míticas e brilhantes da Rota da Seda. A famosa Praça Registan é um exemplo único de arquitetura, em persa significa “lugar de areias”, é o antigo coração da cidade medieval, um verdadeiro paraíso arquitetónico representado por uma praça ladeada pelas espectaculares madrasas de Ulugh Beg, Sherdar e Tilla-Kori, que formam um conjunto de enorme beleza.

Aqui teremos tempo para comprar lembranças do Uzbequistão (roupões de seda, xailes de caxemira, chapéus típicos “tiubiteyka” e muitos outros objectos típicos para presentes e lembranças da nossa fascinante viagem.

A mesquita Bibi Khanum, cuja construção envolveu os melhores artesãos do império e que carrega a lenda de uma das supostas esposas do imperador – Bibi Khanum significa “primeira esposa”, apesar de ter sido parcialmente destruída por um terramoto em 1897, foi restaurada e ainda deslumbra pela sua grandiosidade.

Continuamos a nossa viagem por Samarkand. Depois do almoço, visitaremos o Complexo Arquitetónico Shakhi-Zinda (séculos IX a XV). Segundo a lenda, aqui está enterrado um dos primos do Profeta Maomé, que no século VII foi decapitado sem sucesso, pois não só não morreu como segurou a cabeça com uma mão após a execução.

Observatório de Ulughbek (séc. XV) – Ulugh Beg, neto de Amir Timur e um grande cientista do seu tempo.

Almoço num restaurante local.

Transfer para a estação ferroviária para apanhar o comboio para Tashkent.

Chegada à capital do Uzbequistão.

Jantar livre.

Pernoita no hotel.

12/05 – TASHKENT

Café da manhã no hotel.

Dia livre para compras e visitas turísticas.

Almoço no hotel.

Jantar livre.

Descanso no hotel.

13/05 – TASHKENT – KHUDJANT

Café da manhã no hotel.

Transferência para a fronteira com o Tajiquistão através da cidade de Oybek. Viagem até à cidade de Khujand, a segunda maior cidade do Uzbequistão, situada nas margens do rio Syr Daria, na foz do vale de Fergana.

Almoço num restaurante local.

Visita panorâmica da cidade: estátua de Lenine, Monumento ao poeta Khudjandi e Palácio Arbob, Mesquita Central.

Visita do Museu Arqueológico e compras no mercado de Payshanba.

Jantar livre.

Descanso no hotel.

14/05 – KHUDJANT – LAGO ISKANDERKUL – DUSHANBE

Café da manhã no hotel.

Partida para Dushanbe (310 km). A estrada de montanha passa pela pitoresca passagem de Anzob (3300 m acima do nível do mar). No caminho visitaremos o lago Iskanderkul, conhecido como o lago de Alexandre o Grande, pois segundo a lenda a estrada de Alexandre o Grande para a Ásia Central a partir da Índia passava por este lago.

Almoço numa casa de família tradicional

Viagem à volta do lago para ver as Cinco Fontes, o Lago Zmeinoe (Lago das Cobras) e a cascata “Fan Niagara”. Chegada a Dushanbe à tarde e pernoita.

Jantar livre.

Descanso no hotel

15/05 – DUSHANBE

Café da manhã, depois visita à cidade onde visitaremos o Museu de Antiguidades Nacionais, onde teremos a oportunidade de ver a sua peça central que é o Buda reclinado de 14m no Nirvana, uma estátua de 1.400 anos criada pela mesma civilização Kashan que fez os Budas de Bamiyan no Afeganistão. De seguida, no centro da cidade, visitaremos a residência solene de receção do Presidente do Tajiquistão.

Almoço num restaurante. Regresso ao hotel.

Jantar livre.

Descanso no hotel.

16/05 – DUSHANBE

Café da manhã. Hoje teremos uma excursão matinal à cidade de Hissor para ver a sua antiga fortaleza, um dos locais históricos mais valiosos do Tajiquistão. De seguida, visitaremos Medrassah Kuhna (século XVI) e o Museu do Modo de Vida Tajik, Medrassah e o mausoléu do Santo Sufi Mahdumi Azam.

Almoço num restaurante local.

Visita do Jardim Botânico. Tempo livre para descansar e fazer as malas.

17/05- DUSHANBE – ISTANBUL

De manhã cedo, transporte para o aeroporto e voo para Istambul

 

INCLUI:

  • Hospedagem com café da manhã
  • Transferências mencionadas no roteiro
  • Passeios mencionados
  • Guias locais em português ou espanhol
  • Visitas e ingressos conforme roteiro
  • Acompanhante Keep Company durante todo o percurso desde a saída do Brasil **

 

NÃO INCLUI

  • Gorjetas
  • Refeições e bebidas
  • Gastos de caráter pessoal
  • Itens não mencionados no roteiro
  • Voo internacional

 

** O acompanhante da Keep Company desempenha um papel crucial em nossas viagens de grupo. Sua presença vai além de simplesmente supervisionar; ele promove cuidados, segurança, conforto e integração entre o grupo. Além disso, nosso líder de grupo gerencia eventualidades, promovendo a tranquilidade dos viajantes. Sua habilidade de lidar com desafios logísticos e sociais contribui para o sucesso da viagem, criando memórias duradouras e garantindo uma jornada inesquecível.

*** Caso haja necessidade, sejam por motivos técnicos, intempéries da natureza, inviabilidade de deslocamento, atraso nos voos, abertura ou fechamento dos atrativos/museus/parques, indisponibilidade de ingressos, fechamento e/ou congestionamentos em ruas e estradas, entre outros imprevistos, a organização reserva-se ao direito, sem prévio aviso, de promover alterações/cancelamentos no roteiro que se fizerem necessários quanto a itinerários, horários, serviços e visitações, etc., visando manter a qualidade da viagem e segurança dos participantes.

Faça a sua inscrição o mais breve possível. Valores sujeitos a alteração sem prévio aviso.

Imprimir Roteiro

Faça já a sua
pré-reserva

Valor por pessoa em apto duplo:

ou 6 x US$ 725,00 com acréscimo
US$ 3950,00 com desconto à vista

Valor por pessoa em apto single:

ou 6 x US$ 863,00 com acréscimo
US$ 4.690,00 com desconto à vista

Equipe experiente 
 Praticamente todos os integrantes do nosso time estão com a gente desde a fundação Keep. Equipe solicita e coesa, o nosso foco está no cliente. 

Descubra
novas amizades

Faça a viagem dos seus sonhos, conheça destinos incríveis se divertindo pra valer na companhia de novos amigos.

Segurança
na sua viagem

Sua segurança é a nossa prioridade, por isso, você estará sempre bem assistido com a presença de ótimos guias em sua viagem