Curitiba no Feriado de Carnaval
28/02/2025 – 05/03/2025
Se a folia não é sua praia, que tal aproveitar o carnaval para explorar Curitiba e seus arredores de forma tranquila e encantadora?
Curitiba, conhecida com a Capital Modelo e que em 2024 ganhou o título de Cidade Mais Inteligente do Mundo, pode ser considerada o reduto dos “não foliões” do Brasil. Na lista de destinos para um Carnaval tranquilo, a cidade paranaense surge como uma boa opção entre as capitais brasileiras. Cosmopolita e repleta de opções culturais, Curitiba conta com uma gama variada de atrações, como a marcha carnavalesca Zombie Walk, restaurante temático como o Hard Rock Café e diversas outras opções.
Além dos famosos parques e atrações culturais da capital, este roteiro também inclui outras experiências imperdíveis como: um passeio por uma ferrovia imperial em meio a paisagens deslumbrantes da Serra do Mar até a charmosa cidade histórica de Morretes; uma tarde no Parque Vila Velha e um dia de compras no rural Caminho do Vinho.
É o equilíbrio perfeito entre descanso, natureza e cultura para quem busca fugir do agito. Confira e planeje seu feriado!
ROTEIRO
DIA 1 – 28/02: Saída de São Paulo rumo a Curitiba
12h: Saída de ônibus em frente ao Centro Cultural São Paulo, na Rua Vergueiro, altura do N. 900.
Chegada em Curitiba prevista pelas 19:30h. Check in no nosso hotel e descanso.
DIA 2 – 01/03: Passeando pela bela Curitiba
Após o café da manhã. iniciaremos nosso passeio com visitação ao Jardim Botânico, um dos principais atrativos da cidade. Possui uma estufa em estrutura metálica e vidro que abriga espécies botânicas da Floresta Atlântica, além de uma fonte d’água e seu amplo jardim em estilo francês (formato geométrico e cercas vivas). Agora com a Galeria das Quatro Estações, espaço com algumas obras de arte e flora de cada estação do ano. O local é referência no turismo de Curitiba.
Seguiremos fazendo um tour panorâmico pelo centro da cidade, mostrando alguns locais como o Teatro Guaíra, Universidade Federal do Paraná (primeira do país), Rua XV de Novembro (primeiro calçadão do Brasil), Praça Tiradentes (Matriz e Marco Zero). Depois, seguiremos para Museu Oscar Niemeyer (maior museu de artes da América Latina), um complexo de dois prédios instalado em uma área de trinta e cinco mil metros quadrados, sendo um verdadeiro exemplo da arquitetura aliada à arte (visitação externa).
Logo após, iremos à Ópera de Arame, famoso cartão postal da cidade construído em estrutura tubular. É um espaço com atmosfera diferenciada e que se integra a natureza. Lá, há projeto Vale da Música, em que é possível visitar o local apreciando uma música ao vivo, a qual músicos tocam em cima de um palco flutuante que fica no meio do lago. Ao seu lado, a Pedreira Paulo Leminski, espaço dos grandes acontecimentos artísticos a céu aberto de Curitiba (sem visita interna).
Depois, iremos ao Parque Tanguá, uma antiga pedreira que hoje possui uma cascata artificial de 60m de altura e um grande jardim em estilo francês, com canteiros de flores e espelhos d’água de onde se projeta o belvedere, de onde se tem uma bela vista da região.
Almoço (não incluso e local a definir).
À tarde, iremos visitar o Memorial Ucraniâno e o Bosque Alemão. Panorânico pelo Centro Histórico.
Retorno ao hotel. À noite, aos mais dispostos, podemos ir ao Hard Rock Café, próximo ao nosso hotel.
DIA 3 – 02/03: Feirinha do Largo da Ordem (Centro Histórico) + Parque Vila Velha
Após café da manhã, iremos na tradicional Feirinha do Largo da Ordem, no Centro Histórico de Curitiba, que ocorre todos os domingos na capital paranaense há mais de 50 anos.
É um dos espaços mais legais e democráticos da cidade, onde pessoas de todo tipo convivem. Lá você encontrará produtos artesanais, pratos e produtos típicos e vários souveniers da cidade para levar pra casa, além de muitos bares e restaurantes em meio a casarios históricos onde poderemos ter nosso almoço (não incluído).
Há a opção pela manhã de ir à Rua XV de Novembro (Rua das Flores) ver o famoso desfile Zombie Walk. A Zombie Walk é um desfile de Carnaval tradicional em Curitiba, que acontece todos os anos no domingo. O evento é caracterizado por uma multidão de pessoas fantasiadas de zumbis, monstros e caveiras que percorrem as ruas do centro da cidade.
Final da manhã seguiremos para o Parque Estadual Vila Velha, a 90 Km de Curitiba.
Almoçaremos em local próximo ao parque (não incluso).
Considerado o principal atrativo de Ponta Grossa e segundo parque natural mais visitado do Paraná, o Parque Estadual de Vila Velha é uma Unidade de Conservação composta dos seguintes elementos:
ARENITOS- são formações rochosas feitas pelo vento e chuvas que apresentam formas variadas, como: a taça, o camelo, o índio, noiva, garrafa e esfinge são algumas delas.
FURNAS – se caracterizam por duas grandes crateras circulares em paredes verticais que atingem uma profundidade de mais de 100 metros e apresentam um volume de água que atinge, aproximadamente, a metade desta profundidade;
Após visitação ao parque, retorno a Curitiba.
Noite livre.
DIA 4 – 03/03 – Passeio de Trem pela Serra do Mar + Cidades Históricas de Morretes e Antonina
7h20 – Após o café da manhã, saída para a estação de trem de Curitiba para embarcar na ferrovia mais bonita do Brasil. As viagens de trem habitam nossa memória como um passeio que permite curtir belas paisagens enquanto se percorre cidades tranquilamente. O trem que percorre 74 km do trajeto entre as duas cidades paranaenses é composto por aproximadamente 18 vagões. A aventura começa na travessia do Túnel Roça Nova, o mais elevado da linha, a 955 metros acima do nível do mar e com 457 metros de extensão. A escuridão é tanta que é impossível enxergar sequer a pessoa que está sentada ao seu lado.
A natureza é um dos grandes atrativos do passeio. O Brasil tem hoje apenas 7% de Mata Atlântica, sendo que 4% está nesta região. E toda essa exuberância impressiona, não é a toa que este é o segundo roteiro turístico mais visitado do Paraná, depois das Cataratas de Foz do Iguaçu. As paisagens são todas dignas de cartão postal. Entre os pontos altos estão a Represa de Cayguava, as ruínas das antigas estações, os cânions, a cachoeira Véu da Noiva, o Pico do Marumbi e a ponte São João toda construída em aço. No Viaduto do Carvalho, logo após o túnel 5, temos a sensação de estar sobrevoando por um grande abismo.
A viagem leva aproximadamente três horas e meia. O trem faz a descida em velocidade reduzida, permitindo que os turistas consigam registrar tudo com detalhes.
12h00 – Depois de cruzar toda a serra do mar, a chegada em Morretes também surpreende, não só pela belíssima arquitetura colonial, mas também pelo calor. A cidade foi fundada em 1733 e a impressão que fica é a de que a cidade parou no tempo. Casarões bem conservados, ruas de pedra, muitas árvores e uma estrutura surpreendente para receber turistas.
E mesmo com toda a paisagem e cultura local, Morretes é reconhecida pela gastronomia – para ser mais exato, por um prato em especial comhecido como o “prato típico do Paraná”: o Barreado. O prato, de origem açoriana, começou a ser preparado no século 17 e desde esta época preserva todo um ritual. O Barreado fica no cozimento por aproximadamente vinte horas, chegando a formar um caldo e a carne praticamente se desmanchar. O prato é acompanhado por arroz, farinha de mandioca e banana. Esse será nosso almoço (não incluso) nesse dia.
Morretes ainda guarda outras curiosidades. Rica na plantação de gengibre, lá você pode saborear um delicioso e tradicional sorvete de gengibre, além de provar a famosa cachaça de banana.
13:30h – Com a orientação do nosso guia, terá tempo livre para apreciar as casas históricas, caminhando pelo calçadão até a Igreja Matriz, que possui a via sacra do famoso pintor local Theodoro de Bona e de onde se pode ter uma bela vista da cidade com a Serra do Mar ao fundo. Nesse trajeto, há barraquinhas de produtos locais e também diversas lojinhas.
14h30 – Saída para Antonina.
15h – Chegada em Antonina, que é um pequeno município histórico da região litorânea do Paraná a 17 km de Morretes. A cidade oferece um cenário bucólico de frente para a Baía de Antonina, contornada por uma cadeia de montanhas da Serra do Mar e cheia de casarios coloniais.
Iniciaremos nossa visitação na Igreja Nossa Senhora do Pilar, de 1715, de onde será possível um belo visual de toda a baia de Antonina. Em seguida, faremos uma caminhada leve pelo centrinho, apreciando os casarios históricos, uma farmácia de 1911 ainda com “PH” na placa e estrutura antiga, bem como o sobrado que pernoitou D. Pedro II quando esteve na cidade.
Finalizaremos no Mercado Municipal, que fica ao lado do trapiche, onde será possível estar perto do mar e também fazer algumas comprinhas no local.
16:30h – Saída para retorno para Curitiba, com chegada prevista às 19h.
Noite livre.
DIA 5 – 04/03: Caminho do Vinho (São José dos Pinhais)
09h – Após o café da manhã, saída para o Caminho do Vinho.
A proposta é fazer um passeio diferente em meio a uma área rural próxima a Curitiba, na Colônia Mergulhão em São José dos Pinhais, região metropolitana da capital.
O local recebeu imigrantes italianos que ali se estabeleceram no final do século XIX e começaram a se desenvolver em pequenas propriedades rurais.
Em 2004 a comunidade local fundou a associação Caminho do Vinho para tornar o local mais atraente para visitantes e fazer do turismo uma fonte de renda alternativa.
Atualmente, o Caminho do Vinho é freqüentado tanto por turistas como pelos próprios curitibanos, que buscam passar um dia diferente e agradável na região, onde podem comprar vinhos coloniais, queijo, salame, conservas, geleias e também comprar artesanato local.
O vinho produzido na colônia é simples e produzido de maneira artesanal com técnicas tradicionais, como as usadas pelos imigrantes.
Almoço a definir.
Meio da tarde, retorno ao hotel e à noite teremos nossa despedida em algum restaurante ou pub da região.
Dia 6 – 05/03 – Retorno
Em horário a ser determinado, embarque com retorno a São Paulo.
O PACOTE INCLUI:
O PACOTE NÃO INCLUI:
*** Caso haja necessidade, sejam por motivos técnicos, intempéries da natureza, inviabilidade de deslocamento, atraso nos voos, abertura ou fechamento dos atrativos/museus/parques, indisponibilidade de ingressos, fechamento e/ou congestionamentos em ruas e estradas, entre outros imprevistos, a organização reserva-se ao direito, sem prévio aviso, de promover alterações/cancelamentos no roteiro que se fizerem necessários quanto a itinerários, horários, serviços e visitações, etc., visando manter a qualidade da viagem e segurança dos participantes.
Faça a sua inscrição o mais breve possível. Valores sujeitos a alteração sem prévio aviso.
Equipe experiente
Praticamente todos os integrantes do nosso time estão com a gente desde a fundação Keep. Equipe solicita e coesa, o nosso foco está no cliente.
Descubra
novas amizades
Faça a viagem dos seus sonhos, conheça destinos incríveis se divertindo pra valer na companhia de novos amigos.
Segurança
na sua viagem
Sua segurança é a nossa prioridade, por isso, você estará sempre bem assistido com a presença de ótimos guias em sua viagem
© Copyright 2023 – Keep Company – Web Development Rafaga Studio